Como construir seus serviços de consultoria

Fonte de reprodução: Getty imagens

Existem três níveis principais de serviços de contabilidade – conformidade, desempenho e estratégico. A maioria das empresas concentra-se em serviços básicos de conformidade, mas a demanda por eles está diminuindo. Novas tecnologias continuam a tornar essas tarefas mais eficientes ou, em alguns casos, totalmente automatizadas. Os profissionais de contabilidade também estão descobrindo que a nova tecnologia oferece recursos analíticos mais fortes, dando-lhes uma visão mais profunda das finanças de seus clientes.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Esses ganhos em eficiência e capacidades analíticas oferecem aos profissionais de contabilidade com visão de futuro uma oportunidade única na vida – para reinventar sua profissão. Agora você pode dedicar seu tempo e experiência para aconselhar clientes sobre o melhor curso de ação para seus negócios. Os serviços de consultoria podem diferenciar sua empresa da concorrência e permitir que você forneça mais valor aos seus clientes. Isso equivale a maior receita e compromissos contínuos de longo prazo.

Os três níveis de serviços de contabilidade

Vamos começar examinando mais de perto os diferentes níveis de serviços de contabilidade – e as oportunidades e desvantagens associadas a cada um.

O gráfico abaixo é uma visão geral básica da variedade comum de serviços. Conforme você sobe de nível, está diferenciando sua empresa de outras no mercado lotado. Isso permite que você aumente a lucratividade, proporcionando maior valor aos clientes que você atende.

Nível 1: Conformidade

A grande maioria das empresas opera nesse nível, oferecendo serviços como impostos, relatórios financeiros e contabilidade. No entanto, as empresas que estão limitadas a este nível enfrentam receitas decrescentes. A competição e as eficiências obtidas por meio de novas tecnologias estão tendo um grande impacto aqui.

Até o surgimento da computação em nuvem, o valor dos serviços de nível um vinha da quantidade de tempo que eles exigiam. Muitas horas foram dedicadas a tarefas orientadas a processos, como reconciliação bancária e limpeza de dados. Hoje, essas tarefas podem ser realizadas em poucos minutos, já que os processos são quase totalmente automatizados por softwares de contabilidade em nuvem.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Nível 2: Consultoria de desempenho

Nesse nível, as práticas contábeis se concentram na análise da saúde dos negócios que atendem. Serviços como business inteligente e crescimento da lucratividade são comuns. Este é o nível em que opera a maioria das 4 grandes empresas. Você encontrará algumas práticas de nível um que se dedicam a serviços de desempenho, mas apenas até certo ponto.

Nível 3: assessoria estratégica

As empresas que oferecem serviços estratégicos estão analisando desempenho, mas também aconselhando sobre o melhor curso de ação para seus clientes. Essas práticas auxiliam seus clientes no planejamento estratégico, na formação de planos de sucessão e no gerenciamento de riscos.

Como mostra o gráfico, as oportunidades de receita só aumentam à medida que você sobe de nível. O objetivo principal é deixar de ser valorizado pelo seu tempo – para uma função em que você é valorizado por sua experiência financeira. Você está se esforçando para ser visto como um consultor de confiança em todas as questões financeiras de seus clientes.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Consultor técnico versus consultor confiável

Quando você opera estritamente no nível um, você é mais um consultor técnico. É uma função de execução, onde as tarefas orientadas para o processo – como preparação de impostos e reconciliação mensal – devem ser realizadas 100 por cento corretamente.

O consultor de confiança é mais um visionário. Este papel é sobre como equilibrar perfeição com progressão. Você está se esforçando para ajudar seus clientes, oferecendo cursos criativos de ação e soluções. Você pode fazer isso por meio da combinação de dados e sua experiência.

A precisão ainda é crucial, mas os serviços de consultoria permitem que você apresente várias opções a um cliente. Alguns deles serão ideais e outros não. O consultor de confiança educa o cliente sobre suas diferentes opções para que ele se sinta capacitado para tomar as melhores decisões – para si e para seus negócios.

Acessando o site: https://contabilidaderevisa.com.br/ você encontrara dicas importantíssimas sobre a contabilidade!

Fonte: https://www.r7.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *