Se o seu chuveiro deixa muito a desejar em termos de funcionalidade e prazer no banho, há uma solução simples: substitua seu chuveiro fixo básico por uma versão flexível de mão.
Agora, por que você iria querer um chuveiro de mão? O motivo mais simples é para que você possa enxaguar lugares onde seu chuveiro fixo não alcança, o que é particularmente útil se você ou um membro da família tem problemas de mobilidade e precisa tomar banho sentado. Também torna muito mais fácil lavar as crianças ou um cachorro na banheira, assim como enxaguar o box do chuveiro depois de limpá-lo.
Eles vêm em muitos acabamentos com uma ampla gama de recursos e faixas de preço, mas todos compartilham os mesmos componentes essenciais — um chuveiro de mão, um suporte para pendurá-lo e uma mangueira para conectá-lo ao seu encanamento. E a melhor parte é que a maioria dos chuveiros de mão pode ser instalada em minutos com pouca ou nenhuma ferramenta, mesmo que você não tenha experiência anterior em encanamento.
Fonte de reprodução: Youtube Hidráulica Fácil
O que considerar antes de comprar um chuveiro de mão
Comprimento da mangueira
O comprimento da mangueira do chuveiro pode variar muito de um modelo para outro. Então, antes de tudo, encontre um com uma mangueira que seja longa o suficiente para suas necessidades, mas você também precisa verificar duas vezes se ela não é tão longa a ponto de atrapalhar quando o chuveiro for colocado em seu suporte de montagem.
O comprimento da mangueira do chuveiro pode variar muito de um modelo para outro. Então, antes de tudo, encontre um com uma mangueira que seja longa o suficiente para suas necessidades, mas você também precisa verificar duas vezes se ela não é tão longa a ponto de atrapalhar quando o chuveiro for colocado em seu suporte de montagem.
Tamanho
O diâmetro dos canos de encanamento aos quais um chuveiro é conectado não difere muito. Por outro lado, a distância entre a base do chuveiro e o teto pode variar muito, pois o local de montagem foi originalmente determinado pela pessoa que construiu o chuveiro em primeiro lugar. Como os chuveiros de mão vêm em vários comprimentos, e alguns ficam pendurados pelas cabeças enquanto outros são apoiados pelas alças, há uma chance de que o que você deseja comprar possa ser obstruído pelo teto do chuveiro. Então, antes de decidir por um modelo específico, meça o espaço disponível com o qual você tem que trabalhar e verifique se os chuveiros que você está considerando cabem.
Ângulo
O ângulo do braço do chuveiro — o cano que sai da parede ao qual seu chuveiro se conecta — também é importante. Alguns braços de chuveiro ficam retos para fora da parede, enquanto outros se dobram para baixo para melhor direcionar o chuveiro. Se seu chuveiro tiver um braço dobrado e seu ângulo for íngreme, certos tipos de suportes de montagem de chuveiro de mão — especialmente o tipo magnético — podem não ter aderência suficiente para evitar que o chuveiro caia. Se esse for o caso, é mais seguro escolher um chuveiro com uma montagem do tipo manga cônica que exija que você levante a alça para cima e para fora dela. Ou você pode ir à loja de materiais de encanamento ou home center e testar quais parecem segurar com firmeza o suficiente para permanecer no lugar.
Características
Atualizar seu antigo chuveiro significa que você terá muito mais opções para elevar o luxo do banho. A maioria dos kits de chuveiro de mão inclui várias configurações de fluxo, como massagem pulsante, névoa suave e jatos de limpeza profunda, com alguns chuveiros tendo até 10 opções de fluxo exclusivas. Os modelos mais sofisticados têm um chuveiro fixo e um chuveiro de mão para que você possa aproveitar dois fluxos separados de água ao mesmo tempo. Outras atualizações possíveis incluem cápsulas de aromaterapia, iluminação LED ou até mesmo monitores de consumo de água Bluetooth para banhistas preocupados com o meio ambiente.
Como substituir um chuveiro
Etapa 1: Remova o seu antigo chuveiro
Gire os botões serrilhados que prendem o chuveiro ao cano que está saindo da parede. Você pode precisar de algumas chaves ou alicates para esta etapa se ele não soltar manualmente. Se estiver usando um alicate, enrole o cano com um pano, fita isolante ou algum outro material fino e aderente antes para evitar arranhá-lo com as mandíbulas da ferramenta.
Para remover o chuveiro antigo, segure o cano que está saindo da parede com a mão (ou com a chave de cano ou alicate, se necessário) e segure-o firmemente para que ele não se mova. Com a outra mão, gire a porca na extremidade do chuveiro no sentido anti-horário até que ele saia do cano. Esteja preparado para segurar o chuveiro para que ele não bata no chão. Às vezes, você descobrirá que o encanador que instalou o chuveiro original usou fita de teflon branca nas roscas do tubo do braço do chuveiro para fazer uma vedação firme; se houver alguma fita restante no seu cano após remover o chuveiro antigo, retire-a e limpe as roscas com um pano úmido.
Etapa 2: Instale o novo chuveiro
Leia as instruções do fabricante, prestando atenção ao diagrama de instalação, para ter certeza de que você tem todas as peças necessárias e que sabe a ordem em que as peças são montadas antes de iniciar o processo de instalação.
Normalmente, você começaria com o conector de encanamento combinado e o suporte de suspensão do chuveiro. Se o seu kit de chuveiro também incluir um cabeçote fixo, ele provavelmente já está preso a este suporte de suspensão. Haverá uma porca na parte de trás deste conjunto que se encaixa no cano que sai da parede. Verifique seu diagrama de instalação para ver se a porca deve ter uma tela de filtro ou uma arruela de borracha dentro e, se sim, certifique-se de que estejam no lugar primeiro. Se a porca não incluir uma arruela de borracha, enrole fita de encanamento de Teflon no sentido horário ao redor das roscas do cano da parede 2 ou 3 vezes para fornecer uma vedação estanque.
Quando estiver pronto, segure firmemente o cano de parede com uma mão para evitar que ele gire enquanto você enrosca o conector do novo cabeçote no cano com a outra, girando a porca no sentido horário até que ela pareça apertada. Pode ser necessário alinhar o suporte de suspensão verticalmente e segurá-lo ali antes de dar as últimas voltas para apertar a porca.
Lembre-se: a maioria dos chuveiros modernos não requer ferramentas para instalação, mas você pode usar um pano com cuidado para proteger todas as superfícies do chuveiro e do chuveiro, e usar um alicate ou chaves de cano para apertar a conexão se a porca e o cano forem difíceis de segurar e girar manualmente.
Em seguida, verifique se as conexões da mangueira vieram com arruelas de borracha, se elas têm vedações embutidas ou se elas exigem que você aplique fita de Teflon nas roscas macho. Uma vez determinado isso, rosqueie uma extremidade da mangueira na saída do conector do chuveiro que você instalou anteriormente e rosqueie a outra extremidade da mangueira no chuveiro de mão. Aperte firmemente ambas as conexões. Geralmente, isso é tudo o que a instalação envolve, mas verifique novamente o diagrama de instalação do seu produto específico para etapas adicionais.
Etapa 3: Teste o chuveiro de mão
Confirme se tudo está funcionando corretamente e se não há vazamentos. Primeiro, pendure o chuveiro no suporte e certifique-se de que ele permaneça no lugar. A maioria dos chuveiros tem um soquete de esfera móvel que permite que você aponte o chuveiro para onde quiser. Pode ser necessário soltar um anel giratório no soquete para permitir que ele gire; se for o caso, gire o anel no sentido anti-horário, aponte o chuveiro para onde quiser e, em seguida, gire o anel no sentido horário para travar o chuveiro no lugar.
Em seguida, ligue o chuveiro e veja como ele flui. Se sua cabeça tiver várias configurações, haverá um interruptor ou mostrador para selecionar as várias configurações. Passe por todas elas para garantir que estejam funcionando corretamente.
Por fim, inspecione todas as conexões de mangueira e cano para ver se há vazamentos . Se você vir água pingando em uma dessas conexões, aperte-a cuidadosamente até que o gotejamento pare. Agora, seu novo chuveiro de mão está pronto para ser aproveitado.
- Kit de chuveiro de mão
- Panos para limpeza e proteção de superfícies de luminárias
- Fita de encanamento de Teflon (opcional, se o seu chuveiro não incluir arruelas de borracha)
Duas chaves de cano ou alicates (opcional, se os encaixes do chuveiro forem difíceis de girar manualmente)